09 julho 2009

RECARGA DE CARTUCHOS HP Nº 92/ 93 e 21/22

Achei o texto abaixo em um arquivo perdido no meu e-mail. Fiz todos os passos e continuo viva, assim como minha impressora ^_^` e o seu cartucho (21b).

Por isso resolvi publicar o texto aqui mesmo sem saber sua autoria para, quem sabe, ajudar mais alguém a se livrar daquelas mensagens chatíssimas de tinta acabando (passo 4).

A tinta que utilizei foi a da marca FUTURE GRAPHICS (black, Original Formula, reorder #: INK45APTFGOF - não faço idéia do que isso quer dizer).

-----------------------------
A recarga deve ser evitada em cartuchos totalmente vazios e que estejam muito tempo sem receber recarga. Isto é baseado no fato de que no interior dos cartuchos há uma esponja que é umedecida pela tinta. Quando não há mais tinta no cartucho, esta esponja resseca dificultando a recarga e posteriormente, inferiorizando a qualidade de impressão com este cartucho. Recarregue cartuchos que estejam com tinta entre 1/4 e 1/5 de sua capacidade total.

1º Passo - Quantidade de tinta. Normalmente a recarga ocasiona transbordamento de tinta ou mesmo expulsão de tinta pela cabeça de impressão. Isso é normal desde que o limite de tinta por cartucho não exceda o máximo permitido. Abaixo segue os limites de cada modelo, sendo que não é necessário recarregar o cartucho com o limite, pois pressupomos que haja um pouco de tinta em seu interior. Para recarga, utilize seringas individuais para cada cor. As agulhas também devem ser individuais. Evite fazer enchimento em varias etapas. Após introduzir a agulha no cartucho, evite tirá-la e introduzi-la novamente. Como a agulha penetra na esponja, isto a danifica com o passar do tempo.


2º Passo - Orifício para recarga Nos cartuchos pretos (92 e 93) há apenas um orifício para recarga, nos demais há três. Em todos há duas escolhas a serem feitas. Retirar o adesivo que recobre o cartucho (Prejudicando a estética) ou furando o adesivo e atingindo o orifício. Se você quiser colocar um adesivo com a sua logomarca, opte pela primeira. Caso você não esteja com intenção de retirar o adesivo, após a recarga, cole um pequeno adesivo apenas para disfarçar o furo feito pela agulha.


3º Passo – Injetando a tinta Identifique o orifício que corresponde a tinta que você deseja recarregar. Introduza a agulha da seringa cerca de 3 cm. Comece pressionar o embolo delicadamente para não fazer com que a tinta derrame. Caso encontre dificuldades em colocar toda a tinta (a tinta transborda rapidamente), experimente colocar o cartucho na posição que é mostrado a seguir, desta forma a tinta flui com mais facilidade.

Caso haja vazamento na cabeça de impressão, basta colocar um papel absorvente na cabeça até que normalize. É aconselhável o uso de um clip ou grampo que pressione a cabeça de impressão com um papel absorvente. Em alguns modelos de impressoras, este clip é fornecido para descanso do cartucho reserva (geralmente impressoras fotográficas como a photosmart). Use este clip tirando o apoio de borracha e colocando papel toalha ou guardanapo.


4º passo – Resetando os cartuchos Os cartuchos, após a recarga, não indicam o nível real de tinta. Em outras impressoras, há softwares que fazem o reset do nível de tinta. Até a data deste tutorial, não encontrei nenhum. Para a HP há um artifício simples, porém cauteloso. Trata-se de enganar a impressora através de não leitura dos dados de nivelamento e numeração do cartucho. Abaixo segue a demonstração para cada cartucho. HP 92/93 HP 92/93 á 45º

1. Tire o cartucho da impressora. 2. Cole uma fita adesiva no local mostrado (contato 1) 3. Coloque o cartucho na impressora e aguarde uma mensagem de erro ou pagina de calibração. 4. Retire o cartucho da impressora. 5. Cole uma fita adesiva no local mostrado (contato 2), não retire a primeira fita. 6. Coloque o cartucho na impressora. 7. Aguarde pela mensagem de erro ou calibração. 8. Retire o cartucho da impressora 9. Retire as fitas, recoloque o cartucho na impressora. 10. Desligue a impressora por 20 segundos. 11. Ligue a impressora.

Obs.: NUNCA coloque os dedos nos contatos na parte traseira nem na cabeça de impressão. Isso pode danificar definitivamente o cartucho. Há prós e contras sobre as tintas pigmentadas e a base de corantes. O que vale é a experiência de cada Refiller. Este tutorial não se dispõe a infringir a lei. Leva apenas em consideração o abuso de preço dos cartuchos (praticamente 600 vezes mais caras que as tintas de recarga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails