06 junho 2010

Vinagre é detergente?

A matéria abaixo foi retirada daqui. Ela traz dicas conhecidas como a de reutilizar a água do cozimento de vegetais em sopas (até para ficar mais nutritiva) e dicas que eu desconhecia como a substituição do detergente por uma mistura de vinagre com água (1:2). Leiam. 

Novos hábitos na cozinha ecológica

maio 2010
Para ter efeito, o compromisso com a ecologia deve ser diário e chegar aos detalhes. Imagine quantos baldes de água você já desperdiçou lavando louça de forma desleixada nos últimos anos? Quantos tubos de detergente químico você deixou sair pelo ralo para deixar os pratos brilhando?

Como ninguém é contra a louça limpa, ativistas estão cada vez mais preocupados em ensinar boas práticas ecológicas a donas de casa e cidadãos conscientes. Ativistas como Denis Beauchamp, autor do livro A casa limpa da faxineira ecológica, um pequeno compêndio de dicas que ajuda a população a deixar a casa em ordem, mas sem danos à natureza. Veja algumas sugestões para novos hábitos na cozinha:
1. Antes de lavar os pratos, raspe os restos de comida com jornal velho, correspondência indesejada ou papel de rascunho.
2. Deixe a louça de molho na pia ao invés de lavar peça por peça. Deixe pratos e talheres na pia, mergulhados em água e detergente enquanto você curte a preguiça típica da digestão.
3. Reutilize a água de cozimento de vegetais para fazer sopas, novos cozimentos ou para regar plantas e jardins. Esta água é rica em nutrientes.
4. Para tirar a gordura de um recipiente sujo, use a borra do café que você jogaria fora. Deixe a borra agir por alguns minutos e lave com água.
5. Troque o detergente comum por uma mistura de água e vinagre. Num recipiente, coloque um terço de vinagre e complete com água.

Um comentário:

  1. Já utilizei uma solução aquosa de vinagre antes da lavagem com detergente, para recipientes de alumínio e aço inoxidável que continham substâncias gordurosas ou restos de comida assada (e.g., pão de queijo). Tem sido eficaz, deixando de "molho" por 10 min ou mais, especialmente para os resíduos nos vértices e nas arestas. O cheiro exalado durante o período de "molho" é um pouco inconveniente.

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails