Eu ando meio confusa com todo esse bafafá em torno das novas regras ortográficas. Agora mesmo fui escrever Miniaula e separei com hífen. Só que eu não sei mais se o correto é mini-aula ou miniaula. (???) Será que "mini" também é uma exceção? Ai ai...
Lí em um resumo das alterações (
aqui) que a
regra geral para uso do hífen é:
- separar vogais iguais com hífen
- aglutinar vogais diferentes
Como não podia ser tão simples assim, há diversas exceções. Uma delas é o "co" - felizmente continuamos com a cooperativa.
Outras palavras que permanecem inalteradas são as precidades pelo "vice"- elas SEMPRE terão hífen. Assim, continuamos tendo vice-presidente, vice-campeão e assim por diante....
Ah! Quase esqueci de mencionar um prefixo importantíssimo! O "ex"! Na verdade "ex" é praticamente um substantivo, né? De qualquer forma, continuamos tendo ex-namorados, ex-maridos, ex-sogra.... Opa, essa última nunca é EX! Uma vez sogra, sempre sogra.